Moradores de bairro atingido por enchente são isentos de IPTU em MG


Começa a valer neste mês de janeiro a isenção da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os moradores do bairro Vila Progresso em Guaxupé (MG). O projeto de lei do Executivo, que visa isentar ao menos 83 famílias atingidas pela forte chuva do último sábado (21), foi encaminhado para votação e aprovado em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (26).

Durante a reunião, um dos vereadores sugeriu que a taxa de esgoto cobrada pela Copasa também não seja cobrada dos moradores do Vila Progresso, já que as casas também foram invadidas pelo esgoto que transbordou com o Rio Guaxupé. De acordo com a Câmara, serão recolhidas assinaturas de todos os vereadores para que um ofício seja encaminhado para a companhia de saneamento da cidade.

A chuva
Mais de 250 pessoas de 83 famílias do bairro Vila Progresso foram prejudicadas com a enxurrada que atingiu a cidade na noite do último sábado (21). A quantidade e a força da chuva foram tão fortes que o Rio Guaxupé, que corta o bairro, transbordou, invadiu casas e fez com que os moradores perdessem tudo.
Situação que fez com que a prefeitura decretasse estado de calamidade para o bairro Vila Progresso. O decreto assinado pelo prefeito na última segunda-feira (23) pedia também que os moradores do bairro, atingidos pela enchente, fossem isentos da cobrança do IPTU deste ano.

Solidariedade
Ao menos sete cidades da região se juntaram e organizaram campanhas para conseguir roupas, móveis e eletrodomésticos para as vítimas do bairro Vila Progresso. Uma empresa local cedeu um caminhão e funcionários, que desde o último domingo (22), circulam pela cidade e pela região buscando doações.
“Segunda-feira, ontem, a gente está com o caminhão desde de manhã até às 20 horas  [buscando] arrecadações na cidade inteira. Então, realmente, mostra o espírto solidário da população”, contou Jonatas Gabriel Souza Moraes, voluntário.

Mobilizada com a situação, uma médica que mora Campinas, interior de São Paulo, conseguiu doações com amigos e fez questão de levar até Guaxupé.
“Eu não consigo ver uma situação desta e não pensar em ajudar de alguma maneira. Seja com doação, com algum tipo de doação, a gente vê o que pode fazer para ajudar, dentro da nossa capacidade e da nossa possibilidade, é o que a gente deve fazer”, contou a médica Stephany Bastos.
Prevenção contra a leptospirose
Durante toda a quarta-feira (25), moradores do bairro foram vacinados contra a leptospirose e receberam kits de limpeza.
“Está fazendo vacinação, orientando ainda a questão da limpeza das casas com água sanitária e têm aquelas pessoas que, de domingo até hoje, perderam algum móvel, como guarda-roupa, uma cama, um sofá, então essa pessoa vem até aqui e relata isso para que a gente possa providenciar outro móvel para ele [morador]”, explicou Paulo Rogério Leite Ribeiro, assessor de Comunicação da prefeitura.
A prefeitura informou ainda que a quantidade de doações já é o suficiente para ajudar as 83 famílias atingidas pela enchente.

FONTE: G1

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top